Close

Cineclube Arte em Cena

A Associação Companhia Teatral Encena foi criada em maio de 2005 por um grupo de jovens, com o objetivo de debater sobre a arte local e regional, estimular a mesma na sua localidade, valorizando o artista e o meio em que vive através de apresentações em Taiobeiras e cidades da região.

O grupo montou várias peças teatrais, participou de vários eventos, seus membros participam de oficinas de aperfeiçoamento em FESTIVALE – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha; FESTEJE – Festival de Teatro do Vale do Jequitinhonha entre outros e organizou a Oficinas de artes variadas.

No dia 06 de março de 2010 foi inaugurado o Cineclube: “Arte Em Cena”, o mesmo aprovado pelo edital do Cine Mais Cultura/2009, apoiado pelo. Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria Estadual de Cultura, Prefeitura e Câmara Municipal de Taiobeiras – local onde havia a exibição dos filmes.

Desde a sua inauguração, o “Cineclube: Arte Em Cena” tem proporcionado à comunidade duas ou mais sessões semanais de filmes: curtas, médias, longas e documentários para o público variado entre crianças, jovens estudantes de escolas públicas municipais e particulares do ensino fundamental, médio e universitários, bem como todo o público interessado.

O Cineclube: Arte Em Cena tem como fornecedor de filmes a Programadora Brasil, a Filme em Minas e entre vários realizadores que nos autorizam a exibição de seus filmes em nosso cineclube.

Antes da exibição dos filmes, geralmente temos atividades culturais variadas com os artistas da cidade como forma de mostrar e manter a nossa arte, nossos artistas e o envolvimento da comunidade, tendo como objetivo não só transformar a nossa sociedade, mas também fortalecer a memória viva do povo, a ação do cineclubismo e a formação de público em nossa cidade e região.

Participamos do Circuito Tela Verde – Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura com a participação de toda a comunidade nos anos 2010, 2011 e 2012, Dia Internacional de Animação, desenvolvendo um trabalho junto às escolas, várias sessões com animações com filmes da Programadora Brasil. Nos anos de 2010 e 2011 promovemos Moviearte Taiô – Movimento Audiovisual da arte e cultura em Taiobeiras – MG nos dias 17, 18, 19 e 20 de novembro – Tema: Consciência Negra e Diversidade Cultural, onde tivemos a integração de filmes, apresentações artísticas, debates e roda de conversa com professores, alunos, poder público e sociedade civil. Participamos também do FestCurtas BH com exibição da Mostra Itinerante através da parceria com a Fundação Clovis Salgado, onde tivemos várias exibições com os alunos de escolas públicas e particulares de Taiobeiras.

Em 2010, tivemos uma participação junto com a Câmara Municipal de Taiobeiras na Exposição “Formação do Povo Mineiro” – organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, retratando temas que marcaram a história de Minas, do ponto de vista da constituição do povo e da formação do território, desde o século XVII até a contemporaneidade. Contribuímos com um Stand (Espaço Montado na própria Câmara Municipal de Taiobeiras), onde destacamos a vida política e cultural de Taiobeiras com exposição de documentos, fotos de lugares e pessoas importantes na nossa história local, exposição também de objetos utilizados na culinária, artesanatos, utensílios de trabalhos na cidade e no campo, entre outros. Participamos também com a exibição de um vídeo sobre a História do Povo de Taiobeiras – Resultado de uma Oficina oferecida pela UNIMONTES – Montes Claros – MG com a participação de toda a comunidade, especialmente os alunos da Rede Pública Municipal e Estadual de Taiobeiras.

Em 2012 – Projeto: ARTE NA PRAÇA – Atividade que aconteceu uma vez por mês na Praça da Matriz em frente à Câmara antes dos filmes com as crianças e jovens da cidade, estimulando a Busca da Identidade Local e preservação da nossa cultura através de oficinas temáticas como Brinquedos e Brincadeiras Infantis – Cantigas de Roda, Contação de Histórias, Declamação de Poesias, Livro e Literatura nas praças, apresentações de Grupos Folclóricos, Corais e Bandas locais. Projeto: Cinema, Meio Ambiente e Cultura – Ações Ambientais SAM METAIS. Atividades com Palestras sobre Meio Ambiente, Teatro e Cinema Comentado nas Comunidades de Vale das Cancelas – Grão Mogol e Lamarão – Padre Carvalho.

Em 2013 – Projeto: Espaço Encena & Cia com a inauguração do Quintal Cultural, sala de exibição de filmes – Cineclube: Arte Em Cena, loja de artesanato de artistas da região, espaço para Oficinas de teatro, cultura popular e aulas de reforço escola para crianças e adolescentes de escola públicas. Aconteceu em outubro o Dia Internacional da Animação com Oficina de Audiovisual – Stop Motion com o Professor/Diretor: Joe Basílio de Formiga/BH e o Projeto: Concurso de Poesias “Poesias Flutuantes” com premiação para os melhores textos e melhor interpretação e a 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.

Em 2014: Infelizmente não tendo mais o Espaço Encena & Cia, passamos a desenvolver o Cineclube: Arte Em Cena de forma esporádica nas escolas públicas e também nas comunidades rurais da cidade e região. Participamos da Feira Cultural em Vargem Grande do Rio Pardo com exibição de filmes na rua e oficina de Brinquedos e brincadeiras Infantis para as crianças de escolas públicas. Em setembro participamos do Projeto: “Cineclubes em Conexão” o qual foi realizado pela Oficina de Imagens, havendo uma oficina de audiovisual com os alunos das escolas públicas de Taiobeiras e os mesmos produziram alguns filmes.

Em março de 2015 participamos da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, onde tivemos 03 sessões e a participação de mais de 400 pessoas.